-
Arquitetos: Dorrington Atcheson Architects
- Área: 282 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Mark Scowen
-
Fabricantes: Fairview Architectural, Metalcraft, Sto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova edificação em Queenstown, com vistas deslumbrantes da cordilheira The Remarkables e do lago Wakatipu, inspirou uma casa única que complementa o cenário.
Um volume sólido escavado no solo proporciona os espaços funcionais da casa, como garagem, lavanderia, sala de jogos e a indispensável sala para os equipamentos de esportes de inverno e verão. A entrada da casa para os visitantes, no entanto, é feita através de um pátio no nível da rua, ao norte. Este é enclausurado pelas paredes feitas in loco, permitindo apenas um vislumbre das magníficas vistas reveladas ao entrar pelo nível intermediário. A linha do telhado segue os contornos da cordilheira e proporciona uma forma marcante.
O nível intermediário resguarda a cozinha, as áreas de jantar e também uma sala no subsolo, perfeita para uma sessão de fondue em frente ao fogo, após um dia duro nas montanhas. As portas de correr se abrem para a vista e um substancial terraço. Os vizinhos foram ocultados pelo uso das paredes moldadas in loco, que proporcionam tanto privacidade quanto uma sensação de solidez, em contraste com o envidraçamento ininterrupto do espaço de estar.
A escadaria surge como uma abertura envidraçada que atravessa o centro da casa e, mais uma vez, garante que a vista seja desimpedida. Os dormitórios e banheiros estão situados no último pavimento e, em contraste com o concreto do nível intermediário, este foi envolto em um revestimento de metal escuro. Grandes janelas permitem a entrada do sol ao norte e o envidraçamento preenche o vazio entre as formas do telhado e das paredes.